Mautic – Tudo que você precisa para começar

Olá.
Bem vindo(a) a mais um artigo do Gerenciando Web.
Aqui quem escreve é Gabriel Wohlfart.

Para quem já me conhece sabe que trabalhamos com Mautic há bastante tempo.
Disponibilizamos o primeiro curso de Mautic do Brasil e de lá para cá já disponibilizamos diversos conteúdos sobre o Mautic em nosso canal do YouTube e neste blog.

O Mautic e as tecnologias que envolvem sua utilização estão em aprimoramento constante. Devido a isso, muitos de nossos conteúdos ficaram parcialmente desatualizados, o que me levou a escrever esse artigo.

Buscamos tornar este artigo, um guia completo para você que pretende utilizar ou já utiliza o Mautic.
No decorrer deste artigo você vai encontrar diversos links com conteúdos complementares e informações úteis sobre o Mautic e tudo que envolve sua instalação e utilização.

Preparado? Então vamos lá.

O que é Mautic?

O Mautic é uma ferramenta de automação de Marketing multicanal baseado em tecnologia Open Source.
Isso significa que ele é desenvolvida pela comunidade para a comunidade.
Em outras palavras, todo código do Mautic é público e qualquer pessoa com conhecimento pode contribuir com novos recursos ou correções para a ferramenta.
Faz com o Mautic esteja em constante desenvolvimento e aprimoramento trazendo para a ferramenta funções e recursos realmente únicos e fantásticos.

O Mautic é Gratuito?

Por ser uma ferramenta Open Source o Mautic também é gratuito e de uso ilimitado.
Podemos baixar e utilizar o Mautic da forma que consideramos conveniente.

De toda forma, temos sim algum custo para utilizar o Mautic.
Apesar do Mautic ser completamente gratuito ainda temos a necessidade de contratar um servidor de hospedagem para instalar o Mautic e também temos a necessidade de contratar um serviço de SMTP para realizar o envio dos emails com qualidade.

O servidor tem um custo inicial aproximado a U$5,00 e serviço de SMTP profissional tem custo de U$ 1,00 a cada 10.000 e mails enviados.
Baseado nesses números você já pode calcular seu custo para utilizar o Mautic.

Links úteis:
Site oficial do Mautic: https://www.mautic.org/
GitHub do Mautic: https://github.com/mautic/mautic

Automação de Marketing inteligente com Mautic

O Mautic é uma ferramenta de automação de Marketing inteligente.
Utilizando seus recursos é possível descobrir o interesse de seus potenciais clientes e oferecer o produto certo para o cliente certo baseado em suas decisões.
A partir do momento que você tem um lead em sua base do Mautic você pode monitorar cada ação que esse lead realiza nos canais que você controla e basear suas ações de marketing utilizando esses dados.

Exemplo:
Se você é uma pessoa já cadastrada na base de contatos do Mautic, consigo rastrear que você está lendo este artigo, com base nisso posso entender que você tem interesse em conteúdos relacionados a Mautic e de forma automática, disparar uma campanha para lhe oferecer um curso ou serviço sobre Mautic.
Ou posso utilizar esses dados para segmentar todos os meus contatos que tem interesse por Mautic em uma lista específica para futuramente enviar uma campanha direcionada com base no interesse.

Isso tudo e muito mais simplesmente por que você está lendo este artigo.

Com o Mautic é possível monitorar sites, clicks em links, abertura de emails, perfis em redes sociais e diversos outros.
Na sequencia podemos utilizar esses dados recolhidos pelo Mautic para criar estratégias de automação de Marketing.
Isso permite oferecer o produto correto para o cliente certo aumentando consideravelmente a conversão e logicamente multiplicando o faturamento.

Não se assuste, somos monitorados constantemente na internet.
Qualquer coisa que você fizer na internet constrói uma base de dados sobre você e as campanhas de Marketing que você recebe são baseadas nisso.
Empresas que mais utilizam destes recursos são justamente Facebook e Google.

Existem inúmeras ferramentas que fazem esse tipo de automação.
Mas o Mautic é que lhe oferece maior autonomia e vai lhe gerar o menor custo. Por isso o utilizamos.

Servidor e hospedagem para Mautic

Servidor e hospedagem para Mautic

O Mautic é um software que necessita alguns pré requisitos para instalação.
Infelizmente a grande maioria dos serviços de hospedagem compartilhadas não conseguem atender estes pré requisitos e portanto não servem para hospedagem de Mautic.
Inicialmente o Mautic não utiliza muitos recursos do servidor.
Conforme a base de contatos, número de campanhas ativas, emails enviados e outros vai aumentando também vai aumentar o uso de recursos do servidor e sendo necessário o aumento desses recursos.

O Mautic funciona muito bem com servidor de 1GB de memória.
Já hospedagens compartilhadas em sua maioria, disponibilizam apenas 256MB de memória em seus planos o que já impossibilita o uso de Mautic.

P.s: Estes não são números oficiais.
Cheguei nesses números através de testes práticos.

O Mautic também precisa de recursos específicos para executar suas rotinas e também de configuração de banco de dados adequada.
A grande maioria das hospedagens compartilhadas não lhe permitem instalar ou utilizar esses recursos da forma que o Mautic precisa o que limita seu funcionamento.

O que quero dizer com tudo isso é que você não deve utilizar hospedagem compartilhada para Mautic pois certamente terá problemas.
Somente considere utilizar uma hospedagem compartilhada se está oferecer um plano específico e suporte especializado para Mautic.
Caso contrário nem perca seu tempo instalando Mautic em compartilhadas.

Já fiz todos os testes imagináveis com hospedagem compartilhada para Mautic e posso garantir que nunca funciona corretamente.

Por esse motivo indicamos a utilização de servidor Cloud para hospedagem do Mautic.

Servidor Cloud Para Mautic

Hoje, felizmente temos a nossa disposição diversos serviços de Cloud de boa qualidade.
Os servidor de Cloud mais populares e robustos que temos atualmente no mercado são:

Todos serviços de Cloud citados acima tem boa qualidade e oferecem planos com valores semelhantes. Cabe a você escolher o que melhor lhe atende.
Trabalho principalmente com Digital Ocean, Vultr e Hetzner, já utilizo os servidores destas empresas a diversos anos e nunca deixaram nada a desejar. Estou muito satisfeito com os serviços prestados.

P.s: No Gerenciando Web Academy temos um treinamento completo sobre os principais serviços de Cloud e seus recursos.

Instalação do Mautic

Para realizar a instalação do Mautic em servidores Cloud existem diversas formas.

Como melhor instalação custo benefício recomendamos a utilização do WordOps.
Aqui no blog temos um artigo com vídeo atulizado sobre instalação do Mautic versão 4 utilizando um servidor da Hetzner configurado com WordOps.

Neste artigo você vai aprender como contratar o servidor, configurar o servidor, instalar o Mautic e configurar as tarefas cron. 

Clique em: Como Instalar o Mautic para acessar o artigo.

Amazon SES | Melhor SMTP para Mautic

Amazon SES SMTP para Mautic

Para o Mautic ter a capacidade de enviar emails com qualidade, atingindo a caixa de entrada de seus leads é necessário utilizar um serviço de SMTP profissional e de qualidade.
Felizmente temos diversas opções de SMTP, entre estas minha escolha e indicação é Amazon SES. O Amazon SES tem ótima qualidade de entrega e velocidade de envio.

Ele também é o SMTP com menor custo do mercado, seus preços são sob demanda. Com Amazon SES o custo de envio é de apenas U$ 1,00 para cada 10.000 emails enviados. “Não tem cobrança fixa, paga apenas pelo que utilizar”.

No entanto, a Amazon é muito rigorosa no processo de liberação de contas. Qualquer indício de conta falsa ou site pouco profissional a conta não será liberada.
Então, seja profissional ao solicitar a liberação de sua conta SES.

Após a liberação de conta ainda é necessário configurar seu domínio e finalmente fazer a conexão do Amazon SES com o Mautic.

Se precisar de mais informações, no Gerenciando Web Academy temos um curso completo sobre Amazon SES tanto para utilização com o Mautic como para utilização do SES com WordPress.

Ainda não tem conta? Inscreva-se clicando no link do menu.

Primeiras configurações do Mautic

Agora chegou o momento de fazer as primeiras configurações do Mautic para deixá-lo pronto para uso.

  1. Na guia de configurações, altere o idioma e fuso horário do seu Mautic.
    Isso é de extrema importância para que suas campanhas sejam executadas no momento programado.
  2. Em seguida, role a página de configurações um pouco mais abaixo e faça o Download do arquivo de Geolocalização para saber exatamente de onde seus leads acessam seus sites e tornar o rastreamento do Mautic mais preciso.
  3. Para finalizar, acesse a guia de configuração de email e sete o envio para fila.
    Isso é importante para não sobrecarregar o seu servidor por envio de lote muito grande de emails.
  4. Finalmente entre com as credenciais do seu serviço de SMTP.

Mautic WordPress

Wordpress Mautic

O Mautic também disponibiliza um plugin para WordPress com o objetivo de facilitar a instalação do código de rastreamento no seu site ou blog WordPress. Para instalar o plugin basta acessar a guia de instalação de plugins do WordPress e buscar por Mautic.
Se preferir, pode baixar o plugin pelo link https://br.wordpress.org/plugins/wp-mautic/ e instalar via função de upload do painel de instalação de plugins do WordPress.

A configuração é simples, basta inserir a url de instalação do Mautic na guia de configuração do plugin.

Pronto, agora seu Mautic vai rastrear todo tráfego do seu site.
Usando como base esse rastreamento você pode automatizar suas campanhas de Marketing.

Exemplo: Se você tiver um artigo sobre algum produto em seu blog, no momento que seu lead acessa esse artigo, o Mautic rastreia essa ação e com base nessa ação do lead acessar seu artigo você pode enviar um email com uma oferta deste produto.
Enfim, você pode fazer muitas ações de Marketing inteligentes com Mautic.

No Gerenciando Web Academy temos um curso completo sobre recursos e utilização desta incrível ferramenta.

Manutenção do Mautic

Por ser Open Source, de uso livre, o Mautic oferece muitos benefícios, mas as manutenções da ferramenta são de inteira responsabilidade do utilizador.

Cache do Mautic

Para melhorar o desempenho da ferramenta o Mautic gera um cache interno.
Em algumas ocasiões, como por exemplo, integrações com ferramentas externas ou meios de pagamento, torna-se necessário fazer a limpeza e atualização deste cache.
Para executar a limpeza do cache basta apagar a pasta prod que fica no caminho /app/cache/prod.

Permissões

Em algumas situações realizamos algumas ações no servidor como usuário root e acabamos restringindo o acesso do Mautic a escrita e leitura de pastas e arquivos.
Isso vai impedir o funcionamento correto do Mautic.
Então sempre que você faz alterações no seu servidor logado como user root é importante setar corretamente as permissões de acesso as pastas e arquivos pertencentes ao Mautic.

Se você fez a instalação manual como mencionamos acima basta executar os comandos abaixo:

chown -R www-data:www-data /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs
chmod -R g+rw /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs

Atualizações

O Mautic recebe novos recursos e correções com certa frequência.
Por isso é interessante manter o Mautic atualizado.
Na página de releases do Mautic você pode acompanhar todas as versões do Mautic, novos recursos e correções que a plataforma já implementou.
Segue o link: https://github.com/mautic/mautic/releases

O Mautic disponibiliza um botão para realizar as atualizações em seu painel. No entanto, recomendamos aplicar a atualização através do script de atualização SSH oficial disponibilizado pelo Mautic.
O servidor consegue alocar seus recursos com maior eficiência quando aplicamos a atualização via SSH, isso diminui as chances da atualização não ser concluída com sucesso.

Se você fez a instalação do Mautic como ensinamos acima, basta executar os comandos abaixo para aplicar a atualização:

P.s: Não se esqueça de fazer um backup do Mautic ou Snapshot do servidor antes de aplicar a atualização.

chown -R www-data:www-data /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs
chmod -R g+rw /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs
cd /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs
sudo -u www-data wget https://raw.githubusercontent.com/mautic/mautic/master/upgrade.php
sudo -u www-data php7.2 upgrade.php
rm -r upgrade.php

Caso tenha algum problema tente corrigir permissões:

chown -R www-data:www-data /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs
chmod -R g+rw /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs

Geolocalização

O Mautic é capaz de rastrear a localização de seus leads, para executar essa função o Mautic utilização um arquivo com uma base de dados que informa a Geo localização de uma infinidade de endereços de IP.
De tempos em tempos é importante atualizar o arquivo dessa base.
Se configurou as tarefas cron como recomendamos acima a atualização do arquivo vai acontecer de forma automática uma vez por mês.
Se quiser atualizar manualmente o arquivo de Geolocalização basta acessar as configurações do Mautic e baixar manualmente o arquivo.

Bloqueio de bots

Bots são um verdadeira praga da internet. Eles preenchem formulários e sujam suas listas com e mails inexistentes ou mesmo spam traps que derrubam sua reputação.
É imprescindível que você use alguma maneira de bloquear bots.
Uma boa alternativa é utilizar o serviço de ReCpacha do Google, ele é muito eficiente mas vai adicionar um campo adicional em seus formulários.

Pessoalmente utilizamos serviços e firewall para bloqueio de bots direto no servidor. (Mostramos isso nos cursos avançados do Gerenciando Web Academy)

Tratamento de bounce

É de extrema importância ter a absoluta certeza que ativou o tratamento de bounce para eliminar endereços de email incorretos ou desativados de sua lista. Se o tratamento de bounce não estiver funcionando corretamente a sua reputação vai diminuir, a qualidade de entrega cairá e possivelmente será bloqueado no serviço de SMTP que utiliza.

Se utiliza Amazon SES como serviço de SMTP recomendaria usar o serviço SNS também da Amazon para tratar os bounces de forma automática.
No Academy você encontra um treinamento completo sobre SES e SNS da Amazon.

Integridade da lista

Mantenha sua lista sempre aquecida, envie emails com certa regularidade, nem demais e nem muito poucos, procure fazer seus leads responder seus emails e nunca envie emails para quem não entrou em sua lista por livre e espontânea vontade.
Tenha certeza que o botão de “sair da lista” esteja presente e funcionando em todos os emails que envia.
Se não seguir essas recomendações sua qualidade de entrega será prejudicada, fazendo com que seus emails caiam no spam ou nem mesmo cheguem até o destinatários.

Reputação do domínio

Se mantiver sua lista sempre integra dificilmente terá problemas com reputação do seu domínio com o serviços de email.
De toda forma, recomendamos utilizar os serviços de postmaster dos principais provedores de email com Gmail, Yahoo e Hotmail para acompanhar a reputação do seu domínio com estes serviços.

Conclusão

Busquei trazer até você diversos dicas úteis através deste artigo. De toda forma, o Mautic é uma ferramenta em constante aprimoramento, sendo assim, é importante que você também se atualize e busque por novas informações.
Nós sempre buscamos trazer novas dicas, informações atualizadas e tirar suas dúvidas no Gerenciando Web Academy.
Se ainda não é inscrito, inicie agora seu teste gratuito de 7 dias.

Aqui em nosso blog também vamos compartilhar diversas dicas sobre Mautic.
Acompanhe neste link todos os nossos conteúdos sobre Mautic.

Se gostou do artigo, compartilhe em sua rede social favorita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *