Mautic da instalação a utilização (Artigo Completo)

Olá.
Bem vindo(a) a mais um artigo do Gerenciando Web.
Aqui quem escreve é Gabriel Wohlfart.

Para quem já me conhece sabe que trabalhamos com Mautic há bastante tempo.
Em 2015 disponibilizamos o primeiro curso de Mautic do Brasil e de lá para cá já disponibilizamos diversos conteúdos sobre o Mautic em nosso canal do YouTube e neste blog.

O Mautic e as tecnologias que envolvem sua utilização estão em aprimoramento constante. Devido a isso, muitos de nossos conteúdos ficaram parcialmente desatualizados, o que me levou a escrever esse artigo.

Buscamos tornar este artigo, um guia completo para você que pretende utilizar ou já utiliza o Mautic.
No decorrer deste artigo você vai encontrar diversos links com conteúdos complementares e informações úteis sobre o Mautic e tudo que envolve sua instalação e utilização.

Atenção: Neste artigo vamos trabalhar com o Mautic versão 2.
Apesar de ser uma versão um pouco desatualizada ele é muito estável e confiável. Também é a versão do Mautic que utilizamos em nossos projetos.

As versões mais recentes do Mautic ainda tem muitas falhas e precisam de aprimoramento para utilizar em produção. Mas se quiser saber mais sobre o Mautic 4 veja este artigo.

Preparado? Então vamos lá.

O que é Mautic?

O Mautic é uma ferramenta de automação de Marketing multicanal baseado em tecnologia Open Source.
Isso significa que ele é desenvolvida pela comunidade para a comunidade.
Em outras palavras, todo código do Mautic é público e qualquer pessoa com conhecimento pode contribuir com novos recursos ou correções para a ferramenta.
Faz com o Mautic esteja em constante desenvolvimento e aprimoramento trazendo para a ferramenta funções e recursos realmente únicos e fantásticos.

O Mautic é Gratuito?

Por ser uma ferramenta Open Source o Mautic também é gratuito e de uso ilimitado.
Podemos baixar e utilizar o Mautic da forma que consideramos conveniente.

De toda forma, temos sim algum custo para utilizar o Mautic.
Apesar do Mautic ser completamente gratuito ainda temos a necessidade de contratar um servidor de hospedagem para instalar o Mautic e também temos a necessidade de contratar um serviço de SMTP para realizar o envio dos emails com qualidade.

O servidor tem um custo inicial aproximado a U$5,00 e serviço de SMTP profissional tem custo de U$ 1,00 a cada 10.000 e mails enviados.
Baseado nesses números você já pode calcular seu custo para utilizar o Mautic.

Links úteis:
Site oficial do Mautic: https://www.mautic.org/
GitHub do Mautic: https://github.com/mautic/mautic

Automação de Marketing inteligente com Mautic

O Mautic é uma ferramenta de automação de Marketing inteligente.
Utilizando seus recursos é possível descobrir o interesse de seus potenciais clientes e oferecer o produto certo para o cliente certo baseado em suas decisões.
A partir do momento que você tem um lead em sua base do Mautic você pode monitorar cada ação que esse lead realiza nos canais que você controla e basear suas ações de marketing utilizando esses dados.

Exemplo:
Se você é uma pessoa já cadastrada na base de contatos do Mautic, consigo rastrear que você está lendo este artigo, com base nisso posso entender que você tem interesse em conteúdos relacionados a Mautic e de forma automática, disparar uma campanha para lhe oferecer um curso ou serviço sobre Mautic.
Ou posso utilizar esses dados para segmentar todos os meus contatos que tem interesse por Mautic em uma lista específica para futuramente enviar uma campanha direcionada com base no interesse.

Isso tudo e muito mais simplesmente por que você está lendo este artigo.

Com o Mautic é possível monitorar sites, clicks em links, abertura de emails, perfis em redes sociais e diversos outros.
Na sequencia podemos utilizar esses dados recolhidos pelo Mautic para criar estratégias de automação de Marketing.
Isso permite oferecer o produto correto para o cliente certo aumentando consideravelmente a conversão e logicamente multiplicando o faturamento.

Não se assuste, somos monitorados constantemente na internet.
Qualquer coisa que você fizer na internet constrói uma base de dados sobre você e as campanhas de Marketing que você recebe são baseadas nisso.
Empresas que mais utilizam destes recursos são justamente Facebook e Google.

Existem inúmeras ferramentas que fazem esse tipo de automação.
Mas o Mautic é que lhe oferece maior autonomia e vai lhe gerar o menor custo. Por isso o utilizamos.

Curso de Mautic

Curso de Mautic

Se você chegou até aqui é possível que você pense.
Aí já vem uma indicação de um curso que eu preciso comprar para dar continuidade.

Respostas: Com certeza não.
Esse é um artigo completo, vamos abordar muito conteúdo no decorrer deste post.
Mas o termo “Curso de Mautic” tem volume significativo de buscas no Google e meu objetivo é, através desse post lhe entregar justamente o que você procura.
Então se você está em busca de um curso de Mautic vou lhe fazer algumas rápidas indicações.

Gerenciando Web Academy

O Gerenciando Web Academy é nosso portal de assinatura.
Por uma pequeno mensalidade você tem acesso a nossa plataforma de cursos onde disponibilizamos diversos conteúdos sobre ferramentas e estratégias de Marketing Digital.

Entre nossos conteúdos você vai encontrar diversos cursos de Mautic que vão desde instalação em diferentes plataformas, recursos, utilização e campanhas.

Por ser autor, sou suspeito para falar, mas garanto que os conteúdos sobre Mautic do Academy estão entre os melhores da internet por um valor super em conta.

No Gerenciando Web Academy você também terá acesso ao nossa comunidade onde você pode trocar informações em tempo real com os demais assinantes.
Através da nossa comunidade você também pode vender seus serviços relacionados a Marketing Digital e também contratar profissionais caso precise.

Atualmente oferecemos um teste gratuito de 7 dias para você acessar o Academy e conferir nossos conteúdos.
Você apenas ficará no Academy se considerar relevante.
Caso venha a entender que o Academy não atendeu suas expectativas basta cancelar sua assinatura antes do 7° dia que nada será cobrado de você.

Clique aqui para conhecer e realizar sua inscrição no Gerenciando Web Academy.

Curso de Instalação do Mautic em Servidor Cloud

Também temos um curso prático e direto ao ponto onde mostro passo a passo como realizar a instalação do Mautic em servidor Cloud de alto desempenho utilizando o WordOps, um script simples, poderoso e gratuito.

Para conhecer o curso clique aqui.

Servidor e hospedagem para Mautic

Servidor e hospedagem para Mautic

O Mautic é um software que necessita alguns pré requisitos para instalação.
Infelizmente a grande maioria dos serviços de hospedagem compartilhadas não conseguem atender estes pré requisitos e portanto não servem para hospedagem de Mautic.
Inicialmente o Mautic não utiliza muitos recursos do servidor.
Conforme a base de contatos, número de campanhas ativas, emails enviados e outros vai aumentando também vai aumentar o uso de recursos do servidor e sendo necessário o aumento desses recursos.

Inicialmente o Mautic funciona muito bem com servidor de 512Mb de memória, o servidor que vamos indicar dispõe 1GB de memória no plano mínimo, mais que o suficiente para começar com o Mautic.
Já hospedagens compartilhadas em sua maioria, disponibilizam apenas 256MB de memória em seus planos o que já impossibilita o uso de Mautic.

P.s: Estes não são números oficiais.
Cheguei nesses números através de testes práticos.

O Mautic também precisa de recursos específicos para executar suas rotinas e também de configuração de banco de dados adequada.
A grande maioria das hospedagens compartilhadas não lhe permitem instalar ou utilizar esses recursos da forma que o Mautic precisa o que limita seu funcionamento.

O que quero dizer com tudo isso é que você não deve utilizar hospedagem compartilhada para Mautic pois certamente terá problemas.
Somente considere utilizar uma hospedagem compartilhada se está oferecer um plano específico e suporte especializado para Mautic.
Caso contrário nem perca seu tempo instalando Mautic em compartilhadas.

Já fiz todos os testes imagináveis com hospedagem compartilhada para Mautic e posso garantir que nunca funciona corretamente.

Por esse motivo indicamos a utilização de servidor Cloud para hospedagem do Mautic.

Servidor Cloud Para Mautic

Servidor Cloud Para Mautic

Hoje, felizmente temos a nossa disposição diversos serviços de Cloud de boa qualidade.
Os servidor de Cloud mais populares e robustos que temos atualmente no mercado são:

Todos serviços de Cloud citados acima tem boa qualidade e oferecem planos com valores semelhantes. Cabe a você escolher o que melhor lhe atende.
Trabalho principalmente com Digital Ocean, já utilizo os servidores desta empresa a diversos anos e nunca deixaram nada a desejar. Estou muito satisfeito com os serviços prestados.

P.s: No Gerenciando Web Academy temos um treinamento completo sobre os principais serviços de Cloud e seus recursos.

Instalação do Mautic

Para realizar a instalação do Mautic em servidores Cloud existem diversas formas.

Instalação automática com AgiusCloud

AgiusCloud

A AgiusCloud é um ferramenta para gestão de servidores Cloud que automatiza todo processo de configuração e instalação.
Você pode facilmente conectar sua conta AgiusCloud com sua conta Digital Ocean, Vultr ou Linode e com apenas alguns clicks realizar a instalação do Mautic em seu servidor Cloud.

O painel de gerenciamento é muito simples e intuitivo, tornando o fácil de utilizar.
O suporte da Agius é rápido e presente.
Se você quer fazer a instalação do Mautic em seu Cloud de maneira rápida e eficiente a AgiusCloud é a melhor alternativa.

Utilize esse link para abrir sua conta na Agius.

Depois de abrir sua conta na Agius você terá diversas instruções de uso direto no painel administrativo.

No Gerenciando Web Academy temos a sua disposição completo treinamento sobre AgiusCloud.


Instalação manual do Mautic com WordOps

WordOps

Nesse momento vamos trabalhar com o Script WordOps para configurar o servidor e fazer a instalação manual do Mautic.

O WordOps foi desenvolvido com o intuito de ser uma solução definitiva para hospedar sites WordPress com alto desempenho, como se trata de uma solução Open Source é possível fazer alguns pequenos ajustes tornando o ideal para instalar Mautic.

Pré requisitos para instalação do Mautic com WordOps

  • Servidor com sistema Debian 9.7 x64 de no mínimo 1GB de memória ram com acesso root. Esse servidor precisa ser novo, sem nenhuma configuração existente. Vamos configurar o servidor do zero.
  • Direcionar um subdomínio, no qual pretende instalar o Mautic para o IP do seu servidor.
    Para isso precisa ter acesso a configuração de DNS do seu domínio.

Se tiver dúvidas em uma dessas etapas preciso recomendar o assine o Gerenciando Web Academy que já mencionamos acima. No Academy temos treinamentos completos sobre servidores Cloud e também sobre DNS, tudo explicado de forma clara, direta e passo a passo.

Instalação do Mautic com WordOps

Depois de contratar seu servidor e fazer login como root utilizado o Putty ou qualquer outra ferramenta de conexão SSH estamos prontos para começar.

Recomendaria utilizar servidores da Digital Ocean

O primeiro passo após o login do servidor é realizar a atualização de seus pacotes e recursos com os comandos:

apt-get update -y
apt-get upgrade -y

Em seguida precisamos o fuso horário do servidor o que garante que as campanhas do Mautic seja executadas na hora correta. Para configurar o fuso horário do servidor basta executar o comando abaixo e selecionar seu fuso horário.

dpkg-reconfigure tzdata

O próximo passo é a instalação do WordOps no servidor.
Para fazer o download e instalação automática do WordOps basta executar o comando abaixo.
Durante a instalação do WordOps serão solicitados seu nome e email para fins de registro da instalação.

wget -qO wo wops.cc && sudo bash wo

O próximo passo é realizar a instalação do subdomínio no qual pretende instalar o Mautic.
Para fazer a instalação do subdomínio juntamente com banco de dados, Nginx, e Php7.2 basta executar o comando abaixo:

wo site create mautic.dominio.com.br --mysql

No próximo passo vamos fazer a instalação do SSL LetsEncrypt neste domínio.
É imprescindível realizar a instalação do SSL, afinal o Mautic armazena dados de seus clientes, então para esse tipo de software sua instalação é obrigatória.

Para o SSL LetsEncrypt ser instalado é necessário que o DNS para o subdomínio que o Mautic será instalado esteja corretamente configurado, caso contrário o SSL não será instalado.

wo site update mautic.dominio.com.br --le

Em seguida é necessário realizar a instalação do INTL. Uma extensão do php obrigatória para o Mautic.
Basta executar o comando

apt-get install php7.2-intl

Como mencionamos anteriormente o WordOps é preparado para instalação do WordPress.
Devido a isso precisamos fazer alguns ajustes nas configurações padrão o WordOps.
Então, vamos nessa.

Primeiramente acesse a pasta de configurações personalizadas o Nginx

cd /var/www/mautic.dominio.com.br/conf/nginx

Em seguida faço o download das configurações do Nginx para Mautic executando o comando:

wget https://academy.gerenciandoweb.com.br/downloads/mautic/womautic.conf

Finalmente, desative a configuração padrão no Nginx para WordPress.
Use o comando abaixo para

wo site edit mautic.dominio.com.br

#Comente ou apague as linhas:

include common/php72.conf;
include common/locations-wo.conf;

Depois utilize o CTRL X para sair e salvar o arquivo.

Em seguida você verá o retorno que o Nginx foi reiniciado com sucesso.

Nesse momento precisamos instalar o zip e o unzip para descompactar o Mautic.

apt-get install zip unzip

Finalmente precisamos baixar o Mautic para nosso servidor.
Nesse momento podemos optar entre instalar a última versão (mais atualizada) do Mautic ou então uma versão mais antiga do Mautic.
Em algumas versões existem pequenas falhas que podem atrapalhar o bom funcionamento da ferramenta. Devido a isso nem sempre a última versão é a melhor.

Pensando nisso sempre disponibilizo uma versão estável e amplamente testado do Mautic para instalação.
Se você quer instalar essa versão estável que disponibilizamos basta executar os comandos abaixo.
Caso queira instalar alguma outra versão basta trocar o link de download pela versão que pretende instalar.

Acessando a pasta de instalação do Mautic.

cd /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs

Download da versão estável do Mautic:

wget https://academy.gerenciandoweb.com.br/downloads/mautic/mautic-estavel.zip

Finalmente precisamos descompactar o Mautic.

unzip mautic-estavel.zip

Para finalizar a instalação é necessário corrigir permissões e acessar a instalação pelo navegador.

Execute os comandos abaixo para setar as devidas permissões.

chown -R www-data:www-data /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs
chmod -R g+rw /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs

Neste momento você pode acessar o mautic.dominio.com.br através do navegador e prosseguir a instalação.

Na tela que verá no navegador serão solicitados alguns dados para finalizar a instalação.

Use o comando abaixo no seu terminal SSH para visualizar os dados referentes ao banco de dados para finalizar a instalação:

wo site info mautic.dominio.com.br

Nesse momento basta preencher todos os campos para finalizar a instalação.

Pronto, seu Mautic já está instalado em seu servidor Cloud utilizando o WordOps.

Tarefas Cron

Tarefas cron Mautic

O próximo passo é configurar as tarefas cron necessárias para seu Mautic.
É importante que as tarefas cron estejam programadas para funcionar em sincronia, isso faz com que o Mautic execute suas campanhas e demais funções mais rapidamente e também vai utilizar menos recursos do seu servidor.

Para configurar as tarefas cron basta seguir as instruções abaixo:

Abra o editor com:

sudo -u www-data crontab -e

Depois cole as tarefas abaixo no editor de cron.
Substitua o mautic.dominio.com.br pelo seu domínio de instalação do Mautic.

0,4,8,12,16,20,24,28,32,36,40,44,48,52,56 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs/app/console mautic:segments:update
1,5,9,13,17,21,25,29,33,37,41,45,49,53,57 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs/app/console mautic:campaigns:rebuild
2,6,10,14,18,22,26,30,34,38,42,46,50,54,58 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs/app/console mautic:campaigns:trigger
3,7,11,15,19,23,27,31,35,39,43,47,51,55,59 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs/app/console mautic:email:send
0 0 * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs/app/console mautic:import
*/5 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs/app/console mautic:messages:send
*/15 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs/app/console mautic:social:monitoring
*/5 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs/app/console mautic:broadcasts:send
0 0 * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs/app/console mautic:maintenance:cleanup --days-old=30 --no-interaction
0 0 15 * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs/app/console mautic:iplookup:download

Agora basta usar o CTRL X para salvar o cron e sair do arquivo.
A forma como estas tarefas cron estão configuradas vão funcionar muito bem para servidor de 1GB de memória RAM com lista de aproximadamente 5ooo leads e até 10 campanhas ativas.

Se sua instalação for maior pode ser necessário aumentar seu servidor e fazer algumas alterações nas tarefas cron.

P.s No Gerenciando Web Academy você encontra diversas aula práticas sobre instalação, configuração e utilização do Mautic.
Se ainda não conhece gere seu teste gratuito utilizando o link que você encontra no menu acima.

Amazon SES | Melhor SMTP para Mautic

Amazon SES SMTP para Mautic

Para o Mautic ter a capacidade de enviar emails com qualidade, atingindo a caixa de entrada de seus leads é necessário utilizar um serviço de SMTP profissional e de qualidade.
Felizmente temos diversas opções de SMTP, entre estas minha escolha e indicação é Amazon SES. O Amazon SES tem ótima qualidade de entrega e velocidade de envio.

Ele também é o SMTP com menor custo do mercado, seus preços são sob demanda. Com Amazon SES o custo de envio é de apenas U$ 1,00 para cada 10.000 emails enviados. “Não tem cobrança fixa, paga apenas pelo que utilizar”.

No entanto, a Amazon é muito rigorosa no processo de liberação de contas. Qualquer indício de conta falsa ou site pouco profissional a conta não será liberada.
Então, seja profissional ao solicitar a liberação de sua conta SES.

Após a liberação de conta ainda é necessário configurar seu domínio e finalmente fazer a conexão do Amazon SES com o Mautic.

Se precisar de mais informações, no Gerenciando Web Academy temos um curso completo sobre Amazon SES tanto para utilização com o Mautic como para utilização do SES com WordPress.

Ainda não tem conta? Inscreva-se clicando no link do menu.

Primeiras configurações do Mautic

Agora chegou o momento de fazer as primeiras configurações do Mautic para deixá-lo pronto para uso.

  1. Na guia de configurações, altere o idioma e fuso horário do seu Mautic.
    Isso é de extrema importância para que suas campanhas sejam executadas no momento programado.
  2. Em seguida, role a página de configurações um pouco mais abaixo e faça o Download do arquivo de Geolocalização para saber exatamente de onde seus leads acessam seus sites e tornar o rastreamento do Mautic mais preciso.
  3. Para finalizar, acesse a guia de configuração de email e sete o envio para fila.
    Isso é importante para não sobrecarregar o seu servidor por envio de lote muito grande de emails.
  4. Finalmente entre com as credenciais do seu serviço de SMTP.

Mautic WordPress

Wordpress Mautic

O Mautic também disponibiliza um plugin para WordPress com o objetivo de facilitar a instalação do código de rastreamento no seu site ou blog WordPress. Para instalar o plugin basta acessar a guia de instalação de plugins do WordPress e buscar por Mautic.
Se preferir, pode baixar o plugin pelo link https://br.wordpress.org/plugins/wp-mautic/ e instalar via função de upload do painel de instalação de plugins do WordPress.

A configuração é simples, basta inserir a url de instalação do Mautic na guia de configuração do plugin.

Pronto, agora seu Mautic vai rastrear todo tráfego do seu site.
Usando como base esse rastreamento você pode automatizar suas campanhas de Marketing.

Exemplo: Se você tiver um artigo sobre algum produto em seu blog, no momento que seu lead acessa esse artigo, o Mautic rastreia essa ação e com base nessa ação do lead acessar seu artigo você pode enviar um email com uma oferta deste produto.
Enfim, você pode fazer muitas ações de Marketing inteligentes com Mautic.

No Gerenciando Web Academy temos um curso completo sobre recursos e utilização desta incrível ferramenta.

Manutenção do Mautic

Por ser Open Source, de uso livre, o Mautic oferece muitos benefícios, mas as manutenções da ferramenta são de inteira responsabilidade do utilizador.

Cache do Mautic

Para melhorar o desempenho da ferramenta o Mautic gera um cache interno.
Em algumas ocasiões, como por exemplo, integrações com ferramentas externas ou meios de pagamento, torna-se necessário fazer a limpeza e atualização deste cache.
Para executar a limpeza do cache basta apagar a pasta prod que fica no caminho /app/cache/prod.

Permissões

Em algumas situações realizamos algumas ações no servidor como usuário root e acabamos restringindo o acesso do Mautic a escrita e leitura de pastas e arquivos.
Isso vai impedir o funcionamento correto do Mautic.
Então sempre que você faz alterações no seu servidor logado como user root é importante setar corretamente as permissões de acesso as pastas e arquivos pertencentes ao Mautic.

Se você fez a instalação manual como mencionamos acima basta executar os comandos abaixo:

chown -R www-data:www-data /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs
chmod -R g+rw /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs

Atualizações

O Mautic recebe novos recursos e correções com certa frequência.
Por isso é interessante manter o Mautic atualizado.
Na página de releases do Mautic você pode acompanhar todas as versões do Mautic, novos recursos e correções que a plataforma já implementou.
Segue o link: https://github.com/mautic/mautic/releases

O Mautic disponibiliza um botão para realizar as atualizações em seu painel. No entanto, recomendamos aplicar a atualização através do script de atualização SSH oficial disponibilizado pelo Mautic.
O servidor consegue alocar seus recursos com maior eficiência quando aplicamos a atualização via SSH, isso diminui as chances da atualização não ser concluída com sucesso.

Se você fez a instalação do Mautic como ensinamos acima, basta executar os comandos abaixo para aplicar a atualização:

P.s: Não se esqueça de fazer um backup do Mautic ou Snapshot do servidor antes de aplicar a atualização.

chown -R www-data:www-data /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs
chmod -R g+rw /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs
cd /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs
sudo -u www-data wget https://raw.githubusercontent.com/mautic/mautic/master/upgrade.php
sudo -u www-data php7.2 upgrade.php
rm -r upgrade.php

Caso tenha algum problema tente corrigir permissões:

chown -R www-data:www-data /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs
chmod -R g+rw /var/www/mautic.dominio.com.br/htdocs

Geolocalização

O Mautic é capaz de rastrear a localização de seus leads, para executar essa função o Mautic utilização um arquivo com uma base de dados que informa a Geo localização de uma infinidade de endereços de IP.
De tempos em tempos é importante atualizar o arquivo dessa base.
Se configurou as tarefas cron como recomendamos acima a atualização do arquivo vai acontecer de forma automática uma vez por mês.
Se quiser atualizar manualmente o arquivo de Geolocalização basta acessar as configurações do Mautic e baixar manualmente o arquivo.

Bloqueio de bots

Bots são um verdadeira praga da internet. Eles preenchem formulários e sujam suas listas com e mails inexistentes ou mesmo spam traps que derrubam sua reputação.
É imprescindível que você use alguma maneira de bloquear bots.
Uma boa alternativa é utilizar o serviço de ReCpacha do Google, ele é muito eficiente mas vai adicionar um campo adicional em seus formulários.

Pessoalmente utilizamos serviços e firewall para bloqueio de bots direto no servidor. (Mostramos isso nos cursos avançados do Gerenciando Web Academy)

Tratamento de bounce

É de extrema importância ter a absoluta certeza que ativou o tratamento de bounce para eliminar endereços de email incorretos ou desativados de sua lista. Se o tratamento de bounce não estiver funcionando corretamente a sua reputação vai diminuir, a qualidade de entrega cairá e possivelmente será bloqueado no serviço de SMTP que utiliza.

Se utiliza Amazon SES como serviço de SMTP recomendaria usar o serviço SNS também da Amazon para tratar os bounces de forma automática.
No Academy você encontra um treinamento completo sobre SES e SNS da Amazon.

Integridade da lista

Mantenha sua lista sempre aquecida, envie emails com certa regularidade, nem demais e nem muito poucos, procure fazer seus leads responder seus emails e nunca envie emails para quem não entrou em sua lista por livre e espontânea vontade.
Tenha certeza que o botão de “sair da lista” esteja presente e funcionando em todos os emails que envia.
Se não seguir essas recomendações sua qualidade de entrega será prejudicada, fazendo com que seus emails caiam no spam ou nem mesmo cheguem até o destinatários.

Reputação do domínio

Se mantiver sua lista sempre integra dificilmente terá problemas com reputação do seu domínio com o serviços de email.
De toda forma, recomendamos utilizar os serviços de postmaster dos principais provedores de email com Gmail, Yahoo e Hotmail para acompanhar a reputação do seu domínio com estes serviços.

Conclusão

Busquei trazer até você diversos dicas úteis através deste artigo. De toda forma, o Mautic é uma ferramenta em constante aprimoramento, sendo assim, é importante que você também se atualize e busque por novas informações.
Nós sempre buscamos trazer novas dicas, informações atualizadas e tirar suas dúvidas no Gerenciando Web Academy.
Se ainda não é inscrito, inicie agora seu teste gratuito de 7 dias.

Aqui em nosso blog também vamos compartilhar diversas dicas sobre Mautic.
Acompanhe neste link todos os nossos conteúdos sobre Mautic.

Se gostou do artigo, compartilhe em sua rede social favorita.

2 comentários em “Mautic da instalação a utilização (Artigo Completo)”

  1. Cara, foi o tutorial mais completo e funcional que encontrei, valeu por compartilhar, o arquivo do womautic fez total diferença no wordops, migrei o servidor e tava cheio de problema, não conseguia acessar os ativos nem os formulários de outros sites.

    Brigadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.