VPS Contabo – Curso 100% completo

Neste artigo vou compartilhar com você conteúdo completo incluindo curso em vídeo sobre VPS Contabo e tudo que envolve a utilização deste excelente serviço de servidores VPS com custos muito baixos.

VPS Contabo

Em 2016 disponibilizamos nosso primeiro curso sobre Contabo que nos dias atuais está parcialmente desatualizado. Sendo assim, através deste artigo e vídeos trago conteúdos atualizados e completamente funcionais sobre utilização e configuração de VPS Contabo para instalação do WordPress e Mautic. 

Obs:
Como já indicamos muitos clientes para Contabo em algumas ocasiões conseguimos cupons de desconto.
Sendo assim, se pretende contratar um VPS Contabo utilize o link abaixo pois sempre que conseguirmos algum cupom vamos incluir ele no link. 

Clique aqui para acessar o site oficial. 

VPS Contabo é bom?

Contabo é bom

Contabo é uma empresa de VPS com sede localizada na Alemanha. Conheci a empresa depois de alguns pedidos e indicação de alunos que estavam em busca de VPS de baixo custo e qualidade para executar aplicações mais pesadas que necessitam maior processamento e memória.

Quando vi os preços realmente muito inferiores a qualquer concorrente fiquei um pouco desconfiado, mas resolvi contratar um VPS e testar.
Depois de algumas semanas de utilização pude comprovar que os servidores são de alta qualidade e realmente entregam os recursos que contratamos.
Devido a essa experiência positiva gravei nosso primeiro curso sobre Contabo e disponibilizei para os alunos do Gerenciando Web.
De lá pra cá também recebi muitos feedbacks positivos de nossos alunos sobre a Contabo e também muitos pedidos para disponibilizar conteúdos atualizados, devido a isso chegamos aqui.

Sendo assim posso responder essa pergunta com certa autoridade devido a experiência.
Sim. O VPS da Contabo é bom.

Preços dos servidores Contabo

Contabo Preços

Os servidores da Contabo tem custo muito mais baixo que qualquer concorrente inclusive as famosas americanas como Vultr e Digital Ocean.
Como é uma empresa Alemã os valores são em Euro, mesmo com esta moeda extremamente valorizada os VPS ainda são muito baratos.
Atualmente o plano inicial de VPS com armazenamento SSD tem custo de € 4,99 e disponibiliza os recursos listados abaixo:

  • 4 CPU cores
  • 8 GB RAM 
  • 200 GB Armazenamento (100% SSD)
  • Tráfego ilimitado
  • 200 Mbit/s Conexão
  • Proteção DDoS
  • Suporte por email e telefone.
  • Acesso Root
  • VNC (Acesso direto)
  • 1 endereço IPV4
  • 1 endereço IPV6

Ao utilizar os dados acima para um comparativo é notável que os valores são muito inferiores a qualquer concorrente.

Para conferir a listagem completa de serviços e valores clique aqui.

Serviços de VPS Contabo

Serviços da Contabo

A Contabo tem a nossa disposição diversos tipos de VPS, servidores dedicados e até mesmo hospedagem compartilhada.
O que realmente nos interessa são VPS de alta qualidade que podemos contratar com baixíssimo custo.
A Contabo disponibiliza VPS com disco rígido e também com armazenamento 100% SSD.
Nossa recomendação é realizar a contratação do VPS com armazenamento 100% SSD apesar de seu valor ser um pouco mais alto é muito mais rápido e mais confiável.

Localização dos servidores e Latência

Mapa VPS Contabo

Quando gravei as primeiras aulas em 2016 a Contabo tinha a disposição somente Data Center na Alemanha.
Essa era uma tremenda desvantagem pois a infraestrutura de rede entre Brasil e Europa é bastante precária, adicionando a isto a distância elevada tínhamos um delay elevado para nossas aplicações. 

Felizmente, quando escrevo este artigo a Contabo já disponibiliza de um Data Center em Missouri no EUA. O que é realmente fantástico pois a infraestrutura de rede entre EUA ao Brasil é excelente e também é muito mais próximo o que permite executar nossas aplicações com delay muito mais baixo

Configuração servidores Contabo com WordOps

WordOps

Quando contratamos um VPS Contabo podemos selecionar entre diversos sistemas operacionais. Isso inclui Windows Server e diversas distribuições Linux.
Como nosso objetivo aqui é lhe ensinar como contratar e configurar os servidores da Contabo para hospedar sites WordPress e também Mautic precisamos contratar um servidor com sistema operacional Debian ou então Ubuntu pois estes são compatíveis com o WordOps, um script de configuração de servidores muito leve e otimizado que permite preparar o servidor para instalação de WordPress e Mautic de maneira otimizada. 

O WordOps é o script de configuração de servidores que utilizamos para configurar todos os servidores onde hospedamos os nossos sites e também o utilizamos nos treinamentos do Gerenciando Web.
Sendo assim, também vamos trabalhar com ele para configurar o VPS Contabo.

Preparado? Vamos ao curso de Contabo

Segue abaixo as aulas do Curso de Contabo atualizado onde vamos lhe mostrar na prática como contratar servidores VPS Contabo e configurá-los para hospedar sites WordPress e Mautic. 

Espero que o curso lhe ajude a conseguir melhor desempenho e segurança otimizada para suas aplicações com custos mais baixos.

Bora lá. 

Aula 01 | VPS Contabo, bom e barato

Antes de mais nada você precisa acessar o site da Contabo para conhecer os serviços .
Vou deixar abaixo ao vídeo todos os links dos serviço mencionados na aula. Em algumas ocasiões conseguimos cupons de desconto para estes serviços, sendo assim, sempre que disponível vamos incluir os descontos nos links.

Contabo:  Clique Aqui.
Digital Ocean: cupom U$ 100,00 válidos por 60 dias: Clique Aqui.
Vultr: Cupom U$ 100,00 válidos por 60 dias: Clique Aqui.
Linode: Clique aqui

Aula 02 | Escolhendo o melhor VPS Contabo

Nesta segunda aula vou lhe auxiliar a escolher o melhor VPS Contabo para hospedar seus sites WordPress e Mautic com maior qualidade.

Como instruído na aula, mesmo tendo custo um pouco maior recomendamos escolher o Data Center que está localizado nos EUA devido ao delay menor da conexão deixando os sites mais rápidos.
Também recomendamos utilizar sistema operacional Debian 9 devido a menor consumo de recursos e compatibilidade melhorada.

Aula 03 | Painel de controle e Recursos VPS Contabo

O intuito desta aula é lhe mostrar os recursos que temos a disposição na Contabo e fazer um comparativo com os recursos disponibilizados pelos concorrentes mais caras.
Esta aula é de extrema importância pois vou lhe mostrar algumas limitações da Contabo o que vai lhe ajudar a decidir qual empresa de Cloud ou VPS é ideal para hospedar seus projetos.

A painel de gerenciamento de conta e servidores da Contabo é de fácil utilização e muito intuitivo.
No entanto é bastante arcaico e com poucos recursos comparado ao painel de controle dos serviços de VPS mais populares.
Os recursos mais básicos como: reiniciar, desligar, formatar e mais alguns são de fácil utilização.
Infelizmente recursos como backup automático, redimensionamento do servidor com poucos clicks e também ilimitados snapshots não estão disponíveis na Contabo.

Podemos manter apenas um snapshot por servidor, isso significa que quando necessitamos de um novo snapshot precisamos deletar o anterior e como não são gerados backups automáticos é prudente utilizar uma solução manual ou externa para geração de backups. Finalizando, não podemos fazer o resize com poucos clicks se tornando necessário abrir ticket de suporte para fazer migrações de planos na Contabo.

Estes aspectos mencionados acima são as grandes desvantagens em comparação aos concorrentes mais caros.

Aula 04 | Acesso Remoto ao VPS Contabo e configuração de DNS CloudFlare

Nesta aula vamos preparar o ambiente de trabalho realizando o acesso remoto ao servidor e também realizando as devidas configurações de DNSatravés do CloudFlare.

Se você trabalha com sistemas operacionais Windows se torna necessária a utilização do Putty.
Se você utiliza sistemas Linux ou Mac pode realizar a conexão SSH utilizando o terminal de seu computador.

Na configuração indicada também se torna necessário a utilização de um serviço de DNS do CloudFlare  que disponibiliza diversos recursos para otimizar desempenho e segurança de nossos sites e também de nossos servidores.

Aula 05 | Instalação otimizada do WordPress na Contabo com WordOps

Vamos inicialmente realizar a instalação do WordOps, um script de configuração de servidores Open Source baseado em Nginx muito leve, otimizado e fácil de utilizar.
Em seguida vamos realizar a instalação do WordPress utilizando recursos de otimização e segurança nativos do WordOps como Cache FastCgi, Gzip para compactação de recursos, SSL LetsEncrypt, Firewall UFW e outros.

Essa é uma configuração extremamente otimizada que garante sites WordPress muito rápidos e seguros com custos muito baixos.

Comando utilizados na aula:

Configurando o editor padrão:

update-alternatives --config editor

Atualização do sistema:

apt-get update -y
apt-get upgrade -y

Configurando a time-zone do servidor:

dpkg-reconfigure tzdata

Ou

timedatectl set-timezone America/Sao_Paulo

Configuração do hosts:

nano /etc/hosts

Adicionar ao arquivo:

Seu-IPV4 server.dominio.tld server
Seu-IPV6 server.dominio.tld server

Configuração do Hostname:

nano /etc/hostname

Conteúdo do arquivo:

server

Setando o Hostname:

hostname server

Testar:

hostname
hostname -f

Instalação do WordOps:

apt-get install git
git clone https://github.com/WordOps/WordOps.git
cd WordOps/
apt-get install sudo
sudo bash install

Integração com CloudFlare:

export CF_Key="sua-key"
export CF_Email="seu-email"

Instalação do WordPress:

wo site create dominio.tld --wpfc --le --dns=dns_cf

Aula 06 | Instalação do Mautic em VPS Contabo

Os recursos do servidor VPS mais em conta da Contabo são mais que suficientes para instalar o Mautic mesmo que já tenha diversos sites WordPress no servidor.
As configurações do WordOps também possibilitam realizar a instalação do Mautic de maneira simples e eficiente.
Sendo assim, também vamos lhe mostrar como realizar a instalação e configuração do Mautic em seu VPS Contabo.

Segue abaixo os comandos e configurações executadas na na aula:


Página de versões do Mautic no GitHub:

https://github.com/mautic/mautic/releases


Instalação do domínio e SSL:

wo site create mautic.dominio.tld --php72 --mysql --le --dns=dns_cf

 

Configurações do Nginx para Mautic:

cd /var/www/mautic.dominio.tld/conf/nginx
wget https://academy.gerenciandoweb.com.br/downloads/mautic/womautic.conf
wo site edit mautic.dominio.tld

#Comente ou apague as linhas:

include common/php72.conf;
include common/locations-wo.conf;

Instalação do intl:

apt-get install php7.2-intl

Download do Mautic estável.

cd /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs
wget https://academy.gerenciandoweb.com.br/downloads/mautic/mautic-estavel.zip
apt-get install zip unzip
unzip mautic-estavel.zip

Corrigindo permissões:

chown -R www-data:www-data /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs
chmod -R g+rw /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs

Dados do banco de dados para finalizar a instalação via navegador web.

wo site info mautic.dominio.tld

Chegando neste passo você deve prosseguir com a instalação do Mautic através do navegador.

Tarefas Cron do Mautic

Finalmente vamos a configuração das tarefas cron.
É possível personalizar as tarefas cron de forma que atendam melhor as demandas da instalação. De toda maneira recomendamos utilizar as tarefas cron como disponíveis abaixo pois essa configuração atende muito bem a grande maioria das instalações sendo exatamente desta forma que utilizamos aqui no Gerenciando Web.

Primeiramente abra o editor de cron com:

sudo -u www-data crontab -e

Tarefas cron como utilizamos:

0,4,8,12,16,20,24,28,32,36,40,44,48,52,56 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs/app/console mautic:segments:update
1,5,9,13,17,21,25,29,33,37,41,45,49,53,57 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs/app/console mautic:campaigns:rebuild
2,6,10,14,18,22,26,30,34,38,42,46,50,54,58 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs/app/console mautic:campaigns:trigger
3,7,11,15,19,23,27,31,35,39,43,47,51,55,59 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs/app/console mautic:email:send
0 0 * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs/app/console mautic:import
*/5 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs/app/console mautic:messages:send
*/15 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs/app/console mautic:social:monitoring
*/5 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs/app/console mautic:broadcasts:send
#*/30 * * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs/app/console mautic:email:fetch
0 0 * * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs/app/console mautic:maintenance:cleanup --days-old=30 --no-interaction
0 0 15 * * php7.2 /var/www/mautic.dominio.tld/htdocs/app/console mautic:iplookup:download

Lembre-se de substituir o mautic.dominio.tld pelo seu domínio de instalação do Mautic em todas as tarefas cron. 

GeoIp Mautic

Para configurar os serviços de Geo Localização do Mautic acesse https://www.maxmind.com/en/geolite2/signup e abra sua conta.
Após basta criar sua chave e inserir nas configurações do Mautic como mostrado no vídeo.

Cursos de Mautic

Se você gostaria de se aprofundar mais em Mautic recomendo que conheça nossos cursos de Mautic clicando no link.

Temos diversos cursos sobre Mautic disponíveis no Gerenciando Web Academy.
Tenho certeza que nossos cursos vão diminuir muito sua curva de aprendizagem na utilização do Mautic.

Aula 07 | Otimização de desempenho e segurança do WordPress e Mautic em VPS Contabo

Nesta aula vamos otimizar o desempenho e segurança do servidor e aplicações utilizando recursos eficientes e gratuitos baseados na configuração que utilizamos nas aulas.
Peço que aplique o que é mostrado nesta aula. São dicas simples mas extremamente eficientes.

Para instalar o htop e monitorar a utilização de recursos do servidor utilize:

Instalação:

apt-get install htop

Para abrir o htop execute:

htop

Instalação do firewall:

wo stack install --ufw

Ótimo plugin de backups para sites WordPress: XCloner


Ótimo plugin de segurança para WordPress: Cerber Security


Tema Astra WP, um dos melhores temas WordPress que já testamos:

Clique aqui para acessar o site oficial.


Conclusão. 

Quero lhe agradecer imensamente pelo tempo que dedicou a nossos conteúdos e espero que tenha lhe ajudado de alguma maneira.

Se você gostaria de se aprofundar mais sobre servidores de alto desempenho, WordPress, Mautic e diversas outras ferramentas e estratégias de Marketing Digital recomendo que conheça Academy.

No Academy estão reunidos todos os cursos do Gerenciando Web.
Todos os nossos alunos também recebem acesso a Comunidade do Gerenciando Web que é nosso centro de suporte e networking.
Se tiver dúvidas e dificuldades deixe um comentário, assim que possível vamos lhe responder.
Se este conteúdo lhe ajudou peço que compartilhe em sua rede social favorita, pode ser útil para seus amigos também.

 

41 comentários em “VPS Contabo – Curso 100% completo”

  1. Gabriel aproveitando seu excelente artigo gostaria de perguntar se existe algum serviço de backup para estes servidores na Contabo.
    La na Digital Ocean eles cobram 1 dolar para ter backup semanal.

    1. Gabriel Wohlfart

      Infelizmente não.
      Como menciono nas aulas essa é uma grande desvantagem em comparação com os clouds mais populares.
      Para Contabo precisa adotar uma solução externa como S3 por exemplo.

  2. Gabriel, boa tarde.
    Já comprei os vídeo seus (SuperServidor)no passado, Excelente para iniciantes como eu, e muito bom também quem domina a programação) e vou atualizar minha compra com o SuperServidor atualizado.
    Gabriel, seguindo uma dica sua hoje tenho um servidor no Contabo, porém estou com dificuldades de acertar com o Backup (que é pago). Paguei o backup na Contabo, porém não soube usar.
    Caso você possa fazer uma vídeo aula de como realizar backups (vps na Contabo, mesmo o pago e ou se tem jeito de fazer através de (ftps://)
    Já estou assistindo suas Vídeo Aulas Grátis do VPS Contabo.
    Muito Obrigado,
    Desejo-lhe paz, saúde.
    Expedito Marcondes.

    1. Gabriel Wohlfart

      Sobre Backup.
      Pessoalmente optaria por alguma opção externa como S3 da Amazon.
      Se for WordPress pode usar o plugin XCloner para isso. Ele é bem simples e intuitivo.

  3. Gabriel meu caro ! ! !
    P A R A B É N S ! ! ! Mais um excelente curso e mais uma maravilhosa oportunidade de reduções significativas de custo. Muito bom. Deu vontade de fazer tudo de novo… muito didático!
    PS: Durante as aulas, me surgiu a ideia de criar um servidor LINUX para instalar a versão para servidores cloud do JITSI (soft de comunicação reuniões on-line como o ZOOM , só que para 200 pessoas, encriptado ponta-ponta, GRÁTIS, e aberto) dedicada ao meu trabalho com os clientes.
    Pode ser um bom mercado para você! Fica a dica!

    1. Gabriel Wohlfart

      Opa.
      Não conhecia o JITSI
      Pesquisei um pouco sobre ele e realmente parece ser bem interessante.
      Obrigado pelo feedback.

  4. Rapaz!!! Tu é mesmo o cara! rsrs
    Sigo seu trabalho a bastante tempo e sei que tu é a pessoa mais indicada quando se tratando de servidores, WordPress, Mautic, entre outros serviços referente a servidores e principalmente marketing digital.
    Parabéns meu amigo e muito obrigado por disponibilizar tantas informações e principalmente de gratis, deus o ebençoe e continue compartilhando seus conhecimentos, isso é muito gratificante.
    Obrigado!!!!!

  5. lá Gabriel, parabéns pelo seu trabalho de excelência… Eu acompanho o seu trabalho a algum tempo e só tenho a agradecer pois eu mesmo que realizo as configurações de meus servidores e meus sites através dos seus vídeos que são top demais!

    Se você puder eu gostaria de tirar uma dúvida, no caso da instalação da rede de Multisites WordPresso com Wordops, eu tenho dificuldades de fazer os novos sites da minha rede multisites funcionarem. Com o serverpilot eu consigo fazer o apontamento de domínios e funciona corretamente, mas com o Wordops eu não sei como fazer esse apontamento de domínio para que toda a rede de multisites funciona. Você pode das algumas dicas sobre isso?

    E uma segunda pergunta, se um servidor da Contabo com 4 núcleos e 8GB Ram suporta a execução de uma rede de multisites em wordpress com aproximadamente 20 sites e com 1 mautic rodando no mesmo servidor.
    Desde já muitíssimo obrigado e muito sucesso!

    1. Gabriel Wohlfart

      Sinceramente trabalhei muito pouco com o multisites.
      Mas tenta utilizar o comando de instalação de multistes do próprio WordOps pois ele já deve criar todas as regras e redirecionamentos que no Nginx.

      Sobre quantos sites pode manter no servidor.
      Acredito que vai sim conseguir manter os 20 sites neste servidor mas vai depender do consumo de recursos deles.
      Precisaria ter todos os dados dos sites como trafego e também quais scripts cada site executa para lhe responder.

  6. Olá Gabriel. Muito bom artigo.
    Eu já utilizei o VPS contabo com o Webmin e não gostei, pretendo experimentar com o wordops.
    como faço para instalar dois site na mesma VPS?

    info. Quando o pagamento falha eles te avisam por email e vc tem um dia para fazer o pagamento, só depois disto é que eles cancelam seu servidor.

    1. Gabriel Wohlfart

      Olá.
      Para instalar múltiplos sites basta configurar DNS dele e adicionar o site com o comando:
      wo site create dominio.com --wpfc --le --dns=dns_cf
      Pode adicionar quantos quiser.

      Lhe agradeço pelo feedback sobre o sistema de cobrança deles.
      Eu realmente não passei por problemas quanto a isso mas tive relatos de alunos por isso fiz o alerta.

  7. Bom dia Gabriel, grato pela resposta. Uma outra pergunta, vc conhece o Centos Web Panel, qual é a melhor opção para o wordOps ou o CWP ?

    Obrigado.

  8. Boa tarde, excelente os vídeos, através de seus vídeos fiz migração de meus sites para contabo, e me auxilio bastante!

    Uma duvida… Não esta dando para fazer recuperação do e-mail pelo painel wordpress, como corrijo isso?

    1. Gabriel Wohlfart

      Como usou as configurações das aulas pode recuperar o acesso direto pelo SSH com o comando: wo site update dominio.com --pass
      Sobre o email.
      Nesta configuração não instalamos serviços de email no servidor, sendo assim, para que o WordPress tenha a capacidade de enviar emails precisa conectá-lo a um SMTP externo como SendGrid por exemplo.

      1. Vlws, deu certinho para recuperar a senha! Muito bom seu site e seus vídeos! Sabe me dizer como crio apenas banco de dados e usuário sem ter uma instalação wp usando eles?

        1. Gabriel Wohlfart

          Você pode usar o comando: wo site create dominio.com --mysql
          Com esse comando vai criar o diretório público e banco de dados.
          Pode ver os dados do banco de dados com o comando: wo site info dominio.com

          Lembrando apenas que se trata de um servidor Nginx. Se subir aplicações com regras para apache configurados no .htaccess não vai funcionar, somente se reproduzir essas regras para nginx e aplicar ao site.

  9. Eu novamente… rsrs

    Eu tentando aproveitar de sua boa vontade, outra pergunta rs 🙂

    Observei que meu site quando eu faço novas postagens não aparece para os visitantes, só depois de algum tempo, toda e qualquer alteração que eu faço acontece só dps de algum tempo, creio que esta relacionado com o plugin de cache que instalou no comando certo? Se sim como desativo? Pq não fica na aba plugin ne…

    OBS (Apaguei já todos plugins de cache que tinha instalado no wordpress)

    1. Gabriel Wohlfart

      Se instalou o site com o parâmetro –wpfc o servidor gera o cache a partir do FastCgi.
      Neste caso você precisa instalar e configurar o plugin Nginx Helper cuja única função é limpar o cache sempre que tem alterações no site.

      1. Ótimo deu certo! Instalei sim com o o parâmetro –wpfc teria como reverter? Ou apenas fazendo outra instalação?

        1. Gabriel Wohlfart

          Pode simplesmente fazer o update do site com: wo site update dominio.com --wp
          Caso gere um retorno de erro atualiza o WordOps com wo update --force e tenta novamente.

          Mas recomendaria manter com wpfc por questões de melhor desempenho.

          1. Gabriel Wohlfart

            Nesse caso sim.
            Exceto Rocket não conheço nenhum que seja mais eficiente em cache que FastCgi ou Redis.
            Você usa o Rocket? Se não, qual usa?

  10. Uso LiteSpeed Cache!

    FastCgi e melhor? Posso deletar o LiteSpeed Cache tranquilo então que o FastCgi e melhor? E pra configurar o FastCgi e só usar o plugin Nginx Helper?

    1. Gabriel Wohlfart

      LiteSpeed Cache é para servidores com tecnologia LiteSpeed.
      Ele simplesmente não vai funcionar nessa configuração.

      Para cache acho o FastCgi melhor, mas o LiteSpeed tem recursos adicionas que o FastCgi não tem.

  11. Uma duvida, meu domínio expirou e quero acessar o site, tem como acessar via ip? Como faço pra achar o endereço da pasta via ip?

    Ou tem algum comando que eu uso que altera o domínio para um novo?

    1. Gabriel Wohlfart

      Para acessar o site a forma mais simples é alterar o hosts de seu computador para direcionar o domínio para o IP do servidor.
      Faz uma rápida busca sobre isso no Google que vai achar alguns tutoriais.
      Também temos aulas sobre na Assinatura do Gerenciando Web.

  12. Eu estou tentando criar outro site usando o comando wo site create meudominio.com –wpfc –le –dns=dns_cf

    Porem após criar, usando o https ele redireciona pra outro site meu! Não acessa a instalação nova! Apenas se não digitar https, ai leva para a nova instalação…

    E quando vou instalar da o seguinte erro:
    Issuing SSL cert with acme.sh [KO]
    Your domain is properly configured but acme.sh was unable to issue certificate.
    You can find more informations in /var/log/wo/wordops.log

    Sabe ajudar?

  13. Ola Gabriel,
    Fiz a instalação do wp no servidor da contabo.

    Ja tenho um site hospedado na hostinger, exportei o site e importei na contabo atraves do plugin all-in-one, porem o site nao esta funcionando corretamente, em um navedor abre certo, em outro abre o site inicial da instalaçao limpa do wp.
    Tem algum tutorial que mostre o modo correto de migrar um site do apache para nginx?
    abcs

    1. Gabriel Wohlfart

      Tem muitas formas de migrar e muitos detalhes distintos para observar.
      Incialmente indicaria limpar cache do navegador, verificar SSL e verificar se o prefixo da tabela no arquivo wp-config.php está correto.
      Precisaria de mais informações para lhe ajudar.
      Prints das telas serão muito úteis.

      De toda forma.
      Temos muitas aulas de migração e resolução de problemas semelhantes com o WordPress no Academy.
      Se puder da uma olhada: https://gerenciandoweb.com.br/assinatura/

  14. Ola Gabriel,

    Ja consegui resolver os problemas da migração, grato pela resposta.
    Estou usando o plugn Fastest cache na versao premium.
    Esse plugin reconhece que o site usa cloudflare, e esta setado corretamente um token de API da cloudflare nele.
    Porem no gtmetrix ele continua informando que o site nao esta usando uma rede CDN.

    Não deveria esta funcionando a CDN da cloudflare nesse caso?
    è necessario mais alguma configuração no servidor vps da contabo para reconhecer a cdn?

    1. Gabriel Wohlfart

      Como migrou, acredito que pode estar relacionado a propagação de DNS.
      Aguarda algum tempo e repete o teste.

  15. ola Gabriel,

    Parabens pelo curso.
    Instalei para teste um servidor linux com debian 9 na contabo e funcionou perfeitamente.

    Mas como tenho alguns aplicativos que rodam somente em windows e gostaria de aproveitar o servidor para executar esses aplicativos e hospedar o site em wordpress, então eu preciso desse mesmo turorial para windows server 2016.

    Voce ja montou algum servidor vps em windows para rodar e hospedar sites em wordpress?

    tem como me ajudar nisso?

    1. Gabriel Wohlfart

      Com server Windows não tenho muita experiência.
      Mas ambos os sistemas não vão executar no mesmo servidor. Para utilizar Windows você vai precisar contratar um novo server com sistema Windows.
      Mas ele será mais caro devido a licença do Windows.

  16. Ola Gabirel

    Entendo que nao irão funcionar juntos.
    Sim tem mais $7 pela licença.
    Ja fiz o upgrade na contabo para windows, os aplicativos que preciso que rodem, tbem ja estao funcionando/rodando.
    Estou mexendo para hospedar o site agora com IIS.
    De qquer forma grato pela resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.